Contribuição Italiana na Cultura Brasileira
Trabalho de Sociologia – Augustinho Petry
TA21 – Sabrina Henn, Maiele de Souza, Luiz S. e Weslley Kaiser
Contribuição Italiana na Formação Cultural do Brasil
Iporã do Oeste
Introdução
Conhecer a cultura italiana é importante para nós brasileiros, pois muitos imigrantes da Itália chegaram ao Brasil entre o final do século XIX e começo do século XX. Estes imigrantes trouxeram a cultura italiana para, principalmente, as regiões sul e sudeste do Brasil.
Histórico da Contribuição
A imigração italiana no Brasil foi intensa, tendo como alta a faixa de tempo entre os anos de 1880 e 1930. A maior parte dela se concentrou na região do estado de São Paulo e no Sul do país.
Os italianos começaram a imigrar em número significativo para o Brasil a partir da década de 1870. Foram impulsionados pelas transformações socioeconômicas em curso no Norte da península itálica, que afetaram sobretudo a propriedade da terra. Um aspecto peculiar à imigração em massa italiana é que ela começou a ocorrer pouco após a unificação da Itália (1861), razão pela qual uma identidade nacional desses imigrantes se forjou, em grande medida, no Brasil.
O século XIX foi marcado por uma intensa expulsão demográfica na Europa. O alto crescimento da população, ao lado do acelerado processo de industrialização, afetaram diretamente as oportunidades de emprego naquele continente. Estima-se que, entre 1870 e 1970, em torno de 28 milhões de italianos emigraram (aproximadamente a metade da população da Itália). Entre os destinos principais estavam diversos países da Europa, América do Norte e América do Sul.
Não apenas a população da Itália, mas de toda a Europa de um modo geral estava afundada na miséria no século XIX. A transição entre um modelo de produção feudal para um sistema capitalista afetou diretamente as condições sociais no continente europeu. As terras ficaram concentradas nas mãos de