faculdade
A cultura japonesa tem influenciado muito na cultura brasileira, sendo através da economia, gastronomia, religião, enfim a cultura como um todo.
No Brasil existe cerca de 1,5 milhão de nipo-brasileiros, sendo que 80% reside no estado de São Paulo. Segundo o censo de 1988 são cerca de 326 mil só no estado de São Paulo. A grande concentraçao de nipo-brasileiros até um tempo atrás estava localizada no bairro da Liberdade, embora hoje só mantenha o comércio e restaurantes característicos.
O bairro da Liberdade representa um pedaço do Japão na Brasil, contando com vários restaurantes tipícos da cultura japonesa, onde é possivel encontrar varios objetos e produtos de origem japonesa.
O Brasil conta com o destaque na tecnologia agrícola, culinária, esportes trazidos pelos japoneses. Na agricultura os destaques são varios entre frutas e vegetais, totalizando cerca de mais de 50 tipos de alimentos, entre os principais são o caqui, a maça Fuji, mexerica poncã e o morango. Outra grande expansão e o da avicultura brasileira que só cresceu devido a aves-matrizes trazidas do Japão e com a contribuição da experiência dos imigrantes japoneses.
Contudo, a qustão de miscigenação ainda é algo muito delicado enter os nipos-brasileiros, levando maior tempo para acontecer. O casamento não era aceito com pessoas de origem não- japonesa, devido às grandes diferenças étnico-culturais, idioma, religião, costumes, tradições. Portanto, o casamento com imigrantes japoneses com uma pessoa nao-japonesa só começa a acontecer a partir da segunda geração e treceira gerações, sendo até hoje mal visto por alguns nipo-brasileiros mais velhos.
A religião católica e uma forte aliança entre os nipo-brasileiros, graças ao casamento de pessoas católicas com os mesmos, cerca de 60% dos descendentes de japoneses no Brasil são católicas.
Portanto, a cultura japonesa influenciou e influência a cultura brasileira, nos requisitos de experiência na