contribuição de bauhaus para consolidação da arquitetura moderna
Bauhaus(figura01)teve grande participação na contribuição da arquitetura moderna onde o centro das atenções até então eram as indústrias, a rapidez na execução. Mas isso logo mudaria com o conceito de Bauhaus.
Willian Morris tentou conciliar o criativo com o material que são os dois importantes processos de criação.
Queria provar que a criatividade unida ao processo de produção daria certo e foi quando Bauhaus trouxe uma nova proposta de fazer valer o processo de trabalho artístico. Com isso rompeu com algumas organizações das escolas de artes e criou um
Figura01: Bauhaus
Fonte:www.popcamaleao.com.br
Modelo de academia que depois se expandiu no mundo todo. Ela tinha como objetivo fazer com que a criatividade fosse vista de forma necessária na atividade produtiva e com isso criouse uma comunidade artística de excelente qualidade que eram divididas em algumas partes: A idealizadora, a formativa e a produtiva. Onde Eles aprendiam na escola, idealizavam seu projeto e iam pra oficina testar seu protótipo e depois com tudo anotado era encaminhado as indústrias para posteriormente ir para o mercado. Esse esquema se mostrou funcional em relação ao que a escola queria, que era a sintonia da arte e técnica.
O hábito de pensar, idealizar e projetar o processo produtivo por inteiro foi o que Bauhaus proporcionou. Bauhaus expressava a política de Gropius que era a favor da junção dos conhecimentos técnicos do artesão com a capacidade criativa do artista.
Para mim, a importância de Bauhaus foi a grande mudança no ato de projetar, exigindo o hábito de pensar e valorizando todo o processo de criação, onde antes era só o automatismo.
Bauhaus proporcionou a nova geração de artistas o contexto de que a arte engrandece a
técnica.