CONTRIBUI ES DA BIO TICA PARA COMPREENS O E REDU O DO PROBLEMA DA COMUNICA O DE TROTES E DEN NCIAS FALSAS
4789 palavras
20 páginas
“Contribuições da Bioética para compreensão e redução do problema da comunicação de trotes e denúncias falsas no Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – 100”Baptistella, marli – psicóloga - Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – 100.
Bernardes, Anna – jornalista.
Clemente, Tatiany – jornalista.
Resumo
O estudo aqui apresentado tem o objetivo de analisar o problema do número expressivo de trotes e denúncias falsas, caluniosas, registradas no Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, DDN – 100.
A iniciativa vem na perspectiva de subsidiar eventuais debates que pretendam propor formas de diminuição da incidência desse problema, considerado persistente, e que traz inúmeros prejuízos no cotidiano do serviço, e também dos órgãos que apuram as denúncias. Os resultados encontrados na pesquisa foram discutidos sob a crítica da Bioética do Cuidado e da Responsabilidade, que se preocupam com a sociedade de risco; abordagens que oportunizaram a relação do assunto com a Bioética da Intervenção, todas fazendo recomendações fundamentadas na valorização dos princípios éticos, imprescindíveis ao exercício da cidadania.
Palavras-chave: Bioética, denúncia falsa, Disque-denúncia, trote.
Abstract
This study has the intention to analise the problem of the expressive numbers of trots and false denunciations, slanderous, that have been register by the service called Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, DDN – 100.
The initiative comes with the perspective to subsidize eventuals discussions that pretends to propose ways to reduce the incidence of this problem, that is considered persistent, and that brings many injuries for the service and also to the organisms that examine the denunciations.
The results that were find on the research had been discussed by the criticism of the Bioethics of Care and