Contratar Amigos
ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA
Professora Jullie Santana
Salvador
Julho de 2012
1. GEOLOGIA
1.1.
A Origem da Terra
Várias teorias foram formuladas para explicar a origem da Terra e do universo de acordo com as tendências vigentes na época em que foram formuladas. A principal teoria aceita pela comunidade científica por mais de um século dizia que a Terra for formada pelo resfriamento de nuvens de gases que estavam em rotação, o que formou o corpo heterogêneo que é nosso planeta.
Nas últimas décadas do século passado, surgiu uma nova teoria segundo a qual a
Terra teria surgido pela agregação de poeira cósmica. Esta agregação ocorreu pelo atrito das partículas que se chocavam e geravam calor. Este calor provocou o aparecimento de uma atração gravitacional que atraiu mais corpos dispersos no espaço e aumentou a massa da Terra, até formar o corpo que conhecemos hoje. Esta mesma força gravitacional reteve ao seu redor uma pequena camada de gases que eram gerados pelo atrito das partículas, formando uma atmosfera primitiva.
Essa atmosfera primitiva atuou como isolante térmico, criando o ambiente perfeito para a fusão dos materiais terrestres. Sendo assim, os elementos mais densos e pesados como ferro e níquel migraram para o interior do planeta, enquanto os mais leves concentraram-se na superfície.
Os materiais que dispunham de ponto de fusão menor ficaram na superfície e foram resfriados pela atmosfera, solidificando-se. À baixo da superfície, como a temperatura é maior, os elementos permanecem em constante estado líquido/pastoso.
1.2.
A estrutura da Terra
A Terra possui três camadas distintas, dispostas de formas concêntricas:
I.
Crosta ou Litosfera: Possui profundidades de aproximadamente 30 a 70
Km. Encontra-se no estado Sólido. É composta por duas camadas:
Crosta superior: é constituída por Sial (Sílica e Alumínio).
Crosta inferior: é composta por Sima (Sílica e Magnésio).
II.
Manto