Contradição bíblica
Certa vez um amigo, neo-pentecostal e fundamentalista, me perguntou: “A bíblia menti?”, respondi que não e em seguida me ele me fez outra pergunta: “Porque então você estuda a bíblia, não seria só ler?” e novamente respondi que não!
O questionamento deste meu amigo é muito válido e a resposta que me pareceu mais apropriada foi com um confronto entre dois textos bíblicos.
Se basta eu ler a Bíblia e ela não mente me explique estes dois textos? Estudando-os eu posso explicá-los mas, apenas lendo, seria forçado a dizer que: alguém ai está mentindo! Genesis (2, 2-3) afirma que: “Deus concluiu no sétimo dia a obra que fizera e no sétimo dia descansou, depois de toda obra que fizera.”. Já em João (5, 17) é o próprio Jesus quem faz outra afirmação: “...“Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho”.”.
Ao concluir eu o questionei novamente: Qual dos dois está mentido, o evangelista João ou Gênesis, já que você afirma não ser necessário estudar a bíblia? E este meu amigo não encontrou resposta para as minha questão e infelizmente ele não continuo o dialogo.
É óbvio que se faz necessário estudar, se não, o que Jesus fez durante três anos de sua vida com seus discípulos? A própria palavra “discípulo” que, segundo os dicionários quer dizer: Aquele que recebe ensino de alguém; aquele que aprende; aluno – vem do latim “discipulu”.
No Evangelho de João, Jesus é categórico em afirmar que seu Pai trabalha até agora, quer dizer ainda não descansou mas, o que Ele poderia estar querendo nos revelar com isso?
A Obra de Deus é desde a Criação até a instauração do seu Reino na terra, o universo está ai, podemos vê-lo, as águas, as plantas, a luz, os animais e nós (humanos), mas o Reino aqui, ainda não! Jesus também ensinou-nos a pedir pela vinda deste Reino: Mateus (6, 10) “venha o teu Reino, seja feita a tua vontade na terra, como no céu.”. Outra vez a mesma afirmação de Jesus que em outras palavras pede: que