Contra e a favor do aborto
O objetivo étão somente discutir, de forma abrangente e participativa, esse tema tão antigo e tão atual, que tem mexido com as estruturas da sociedade moderna.
O primeiro e vital ponto a ser discutido, é adefinição de aborto, aqui explicitada de forma sintética.
O que é o aborto?
É uma interrupção dolosa da gravidez, com a expulsão prematura do feto, do útero, ou sem ela.
2 TIPOS DE ABORTO
Umamulher ao fazer um aborto, poderá incorrer inicialmente em duas situações distintas do ponto de vista judicial:
o aborto é legal, pois encontra-se dentro dos parâmetros definidos na lei, e acontecegeralmente por má formação do feto ou problemas relacionados com a gravidez. o aborto é ilegal, pois foi feita uma interrupção voluntária da gravidez, sem que o feto, a mulher, ou a gravidez corressemquaisquer riscos. Esta interrupção é geralmente efetuada por razões de várias ordens.
Do ponto de vista médico encontramos as seguintes situações:
Espontâneo: ocorre involuntariamente, poracidente (quedas ou choques muito violentos), por anormalidades orgânicas da mulher (deficiência na musculatura do colo do útero; problemas na forma, tamanho e posição do útero), ou por defeito do próprioovo. O aborto espontâneo ocorre normalmente nos primeiros dias ou semanas de gravidez, com um sangramento um pouco diferente do fluxo menstrual. Há dois tipos de aborto espontâneo:
IMINENTE - é umaameaça de aborto. A mulher tem um leve sangramento seguido de dores nas costas e outras parecidas com cólicas menstruais.
INEVITÁVEL - é quando tem-se a dilatação do colo do útero para a