Contos Infantis
Os contos são gêneros textuais baseados na imaginação, na fantasia. Por serem mais “fantásticos” são voltados ao público infantil.
As crianças quando ouvem as histórias podem ficar se perguntando: Porque na vida real não acontece assim?
Nos contos, tudo é perfeito, tudo é magico. Porém, essas histórias tiveram origem de outras nem tão agradáveis assim. Talvez essas foram escondidas para não chocar tanto o público alvo, as crianças. Porém, desse jeito, foi escondido um pouco da realidade das crianças.
Os contos de fada do passado frequentemente tinham finais macabros ou horrendos. Hoje em dia, empresas como a Disney amenizaram as histórias, porque o público parece incapaz de lidar com derrotas ou fracassos e precisa de finais felizes por toda parte.
DESENVOLVIMENTO Os contos de fadas não são compostos apenas por palavras. Outra coisa que ajuda bastante com a magia são as imagens. As imagens transmitem muita coisa sobre a emoção, o humor, o ambiente e o clima do lugar e dos personagens.
Nos contos mais famosos, os da Disney, as árvores são sempre verdes com maçãzinhas vermelhas, as princesas são sempre lindas, com o cabelo lindo, magras, perfeitas. Os príncipes são altos, magros, bonitos e vêm sempre montados em um cavalo branco. As bruxas sempre são feias, com a aparência desgastada e com expressão malvada.
Porque tudo é perfeito nas histórias infantis? Porque a princesa não pode ser gordinha, ou o príncipe pobre? E porque a bruxa não pode ser representada por uma pessoa normal? Será que isso não esconde um pouco a realidade das crianças?
Porém, nas histórias antigas, que deram origem as de hoje, nem tudo era perfeito. O cenário era diferente, as árvores eram secas, e a maldade sempre estava exposta no rosto dos protagonistas. Por exemplo, na história de Chapeuzinho Vermelho, ela era uma menina gordinha, que ia levar leite e pães para a sua avó, por uma floresta densa e escura, onde encontra um lobo assustador, que