Conto
Profa. Morgana Rossetti Falavigna – Semestre 2015/2
Tarefa 2: Produção de conto
Realização em trios
O conto intenciona emocionar, levar a refletir sobre comportamentos humanos.
Assim como a novela e o romance são do tipo narrativo, assim também o conto literário o é. Em contraste com o romance, que geralmente é mais longo, o conto é mais curto (short story, no inglês), isto é, de configuração material narrativa pouco extensa, historicamente verificável. Essa característica de síntese traz outras: (i) número reduzido de personagens; (ii) esquema temporal e ambiente econômico, muitas vezes, restrito; (iii) uma ou poucas ações, concentrando os eventos e não permitindo intrigas secundárias como no romance ou na novela [...]
A limitação de extensão e síntese do conto tem a ver com suas origens socioculturais e circunstâncias pragmáticas. Ele tem origem nos casos/causos populares que, com sua função lúdica e moralizante, tanto seduziam e seduzem o auditório presencial dos contadores de casos das comunidades. Associa-se ao desejo humano de compartilhar acontecimentos, sentimentos e ideias. Trata-se da atmosfera mágica do “Era uma vez...”, presente nas narrativas ou relatos que deram origem às histórias de Mil e uma noites, por exemplo, a tantas fábulas, a tantos contos de fadas. Socioculturalmente, portanto, o conto literário tem sua origem na cultura oral, enquanto o romance é regido pela cultura da escrita/leitura.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2. ed. ver. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
A tarefa consiste no planejamento e na produção escrita de um conto, contemplando todos os elementos da narrativa. O planejamento deve ser preenchido no quadro 1 e o conto deve ser digitado no quadro 2 deste arquivo, que será postado no Webfólio.
Elementos da narrativa: narrador, personagem(ns), tempo, espaço, enredo (esquema quinário).
Esquema quinário:
ESTADO INICIAL