CONTO 1
Disciplina: Teoria da Literatura I
Professora: Terezinha Côgo Venturim
PROJETO OFICINA DE SONHOS
Se escrevo é primeiro porque amo os homens. Tudo vem disso pra mim. Amo e por isso é que sinto vontade de escrever, me importo com os problemas deles e necessidades. Depois escrevo por necessidade pessoal. Tenho de escrever e escrevo. Mas mesmo isto psicologicamente ainda pode ser reduzido a um fenômeno de amor, porque ninguém escreve para si a não ser um monstro de orgulho. A gente escreve para ser amado, para atrair, para encantar. Mário de Andrade.
INTRODUÇÃO
O presente projeto pretende instigar o primeiro período do curso de Letras para a criatividade escritora e motivar o mesmo alunado para o exercício da escritura, com o intuito de promover a troca de experiências através da prática interativa dos contos. Tem como proposta, também, a busca de novos valores na produção a na aprendizagem da contação de fatos de ficção.
Embalar narrativas sempre foi e sempre será uma atividade intensa da humanidade. De forma oral ou escrita. Penso que enquanto nos enredamos nas histórias e/ou acontecimentos estamos nos recontando e reinventando o mundo. Por isso, propomos que os estudantes do Curso de Letras criem narrativas com o objetivo de envolver e encantar seus interlocutores. Como artesãos dos sonhos, eles aprenderão o ofício, produzirão peças que, de início, parecerão rudimentares, mas que serão aprimoradas e, com o tempo, poderão transformar-se em obras de arte. Acredito que se aprimorando, passarão de artífices a artistas, enredarão outros leitores e aprenderão a conhecer-se mais, ao outro em si e ao mundo.
Além disso, há que se ressaltar a importância do conhecimento e a capacidade de apreciar e produzir textos narrativos. A proposta dessa oficina é haja envolvimento e empenho dos