estudo caso
Objetivo
Permitir que o professor lance a frequência de seus alunos e notas de avaliações, a partir de um dispositivo móvel, com a possibilidade de integração ao Sistema de Controle Acadêmico (SCA).
Para que a aplicação “Diário Móvel” funcione dentro da instituição IFPA, todos os dados deverão estar aderentes em formatos e consistentes com o banco de dados do SCA, condição requerida para a interoperabilidade entre os sistemas. Para efetivar tal requisito (interoperabilidade), serão adotados arquivos nas operações de trocas de dados.
Casos de Uso
O ator principal do sistema é o Professor. Como a aplicação interage com o sistema acadêmico, consideramos também a presença de um ator secundário, denominado de SCA.
Os principais casos de uso da aplicação são:
a) Efetuar carga de turmas de professor: o professor escolhe o arquivo contendo os dados das turmas as quais ministra aulas no semestre.
Entrada: ano e semestre, matricula do professor (informações para identificar o arquivo com os dados das turmas do professor)
Saída/Resultado esperado: os dados lidos do arquivo são carregados na base local da aplicação (ver formato do arquivo)
b) Realizar frequência da turma: o professor localiza a turma para inserir a frequência dos alunos. O sistema solicita a data da frequência e apresenta uma lista com todos os alunos da turma para confirmar a presença à aula.
Adicionalmente, o sistema permite que o professor registre o conteúdo ministrado na aula.
c) Lançar notas de avaliação: o professor localiza a turma para inserir as notas dos alunos, para uma avaliação prevista no semestre.
d) Consultar Alunos da Turma: O professor localiza a turma, o sistema apresenta a lista de alunos com um resumo das faltas por mês, e as notas das avaliações.
e) Gerar dados de frequência ao SCA: o professor seleciona as turmas que deseja gerar os dados para o SCA, a partir de um mês de um semestre letivo. O sistema consolida a frequência de todos