Conteúdo primeiro semestre filosofia (direito)
A filosofia não é uma ciência, pois ela não tem um objeto próprio de estudo mais sim vários objetos, ela estuda o bem, o amor, o belo, o mal, o justo culto pensamento filosófico requer 2 instrumentos fundamentais.
- Raciocínio envolve a dúvida e a critíca.
DÚVIDA: é importante para o pensamento filosófico na medida em que ela pode gerar algumas respostas e estas respostas por sua vez podem gerar novas dúvidas e assim consequentemente. (Aliás este é o caminho da humanidade para o conhecimento).
Um segundo elemento importante é a CRITÍCA uma critíca metódica, criteriosa com regras avança o pensamento filosófico.
A filosofia do direito é um ramo da filosofia emprestada para o direito, a filosofia do direito auxilia a descobrir seu próprio rumo (caminho), ela age como uma "conciência do direito"
Vale lembrar que o direito é uma ciência atrelado ao poder e consequentemente dúvidas e critícas não são bem aceitas.
A filosofia e inerente ao homem, o questionamento é inerente ao homem, o questionamento faz bem para o direito.
A filosofia mostra as feridas, os avanços e os retrocessos do direito.
**Amigos curia = Amigo da corte
** Pensamento: "Nascemos sós, vivemos sós e morremos sós... Amigos, família e todos que passam por nossas vidas é uma anestesia para tudo isso."
HISTÓRIA DO PENSAMENTO HUMANO, SUA EVOLUÇÃO E RETROCESSO QUE INTERFERIU NO DIREITO
Como vimos, o homem sempre buscou questionar a realidade que o rodeia o homem sempre quis entender o mundo que lhe era hótil, nem sempre contudo o homem teve o auxílio da ciência, dos instrumentos, contudo o homem sempre questionou o mundo e tentou explicá-lo a sua maneira, neste sentido o homem produz narrações fantásticas, históricas, fantasiosas que tinham a finalidade de explicar fenômenos que dispertavam interesse no homem, surgi então o mito.
O mito é então uma tentativa do homem de atribuir o significado, uma razão de ser aos fenômenos, buscando atribuir uma determinada