Contexto religioso do brasil
Hoje em dia a tradição religiosa familiar ainda existe, mas muitas vezes ela é passada de forma desinteressada. Muitos se tornam católicos somente porque estudam em escolas católicas, assim eles praticam todas as atividades cristãs, como a primeira comunhão, por ser uma norma da escola. Outros se tornam católicos somente porque os pais são católicos, mas no fim eles nem sabem ao certo o que é essa religião e o que ela prega. É muito difícil ver nos dias de hoje uma família católica onde se reza antes de comer, dormir, que se vai a missa e tornar-se católico por ser uma coisa natural. É por isso que surgem os católicos não praticantes, um número que vem crescendo a cada ano.
Outro fator importante para a pluralidade religiosa encontrada hoje no Brasil é a forma como as instituições católicas vêm “banalizando” ou até mesmo capitalizando a fé. Hoje qualquer um abre uma igreja e ainda chama de sua. Vemos muito por ai padres que vendem CDs, DVDs e outros produtos. Na igreja se vende tudo hoje em dia, santos, medalhas, tudo se capitaliza. E acho que essa é uma das principais razões para o crescimento de outras religiões católicas ou não católicas. Na busca da ética, do respeito, da moral, da sinceridade, da seriedade e outros valores, nossa sociedade está se voltando para outras propostas espirituais e religiosas.
Essa busca torna a sociedade cada vez mais aberta, o acesso a informações e a outras culturas também são fatores que ajudam a disseminar outras religiões pelo mundo. Com maior informação, entende-se melhor cada religião e aquele preconceito tende a diminuir. Por isso