Contexto histórico do naturalismo
-Multitarefa;
-Multiprocessado;
-Multiusuário; e
-Interoperável
Multi-tarefa é a capacidade que o sistema tem de executar várias tarefas de uma só vez, dividindo assim o uso da memória.
À capacidade de um sistema operativo, executar dois ou mais programas de computador ao mesmo tempo, é chamado de multiprocessamento. O Linux suporta multiprocessamento, sem limite de processadores.
Multi-usuário é a capacidade do sistema lhe dar com várias pessoas ou usuários, cada um com suas preferências, cada um com seus arquivos, suas permissões e assim por diante.
Interoperabilidade é a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não).
Distribuições:
-Fedora:
Fedora antigamente chamado Fedora Core é completamente livre de custos para poder usufruir e partilhar. Foi criada pela Red Hat.. Atualmente mantida pelo Projeto Fedora. Sua instalação é semelhante a versão 9 do Red Hat, em computadores com mais de 1 GHz de processamento e 256 de MB de memória RAM, a instalação padrão demora cerca de 30 minutos. Novas versões do Fedora são lançadas aproximadamente a cada 6 meses.
-Ubuntu:
É um sistema operacional de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. O Ubuntu diferencia-se do Debian por ter versões lançadas semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos 9 meses seguintes ao lançamento de cada versão, e pela filosofia em torno de sua concepção. A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído principalmente por software livre. Deve também ser isento de qualquer taxa.