Gerenciamento de equipe de alta performance
Washington Corrêa
Gerenciar uma equipe e levá-la a um elevado desempenho é uma tarefa difícil e, por mais que disponhamos de informações sobre a maneira de conduzir o trabalho, estaremos sempre diante de um desafio.
Alguns lembretes, contudo, podem nos levar a elaborar um check list que assegure uma certa probabilidade de sucesso. Por isto, seguem algumas dicas
1. Se a equipe já está formada, procure:
a. Identificar os objetivos e metas definidos por esta equipe ou atribuídos a ela pelas autoridades da empresa.
b. Identificar as características dos membros: tipo de personalidade, nível de inteligência, aptidões, motivações e desejos, história profissional, formação e atividades anteriores.
c. Analisar como aproveitará as características de cada membro da equipe.
2. Se a equipe ainda deverá ser formada, procure:
a. Definir com clareza os objetivos e metas que persegue com o trabalho desta equipe.
b. Realizar um processo seletivo que lhe assegure contar com membros que tenham as características que o trabalho requer e que se mostrem interessados em trabalhar na equipe.
c. Dar a todos a chance de sugerir objetivos e metas, mesmo que você já os tenha pré-definidos. Alimente a discussão, para que todos se sintam donos do projeto. Lembre que metas são definidas com prazos definidos e é preciso que os participantes saibam disto e estejam de acordo.
d. Aproveitar todas as oportunidades para conhecer melhor os membros de sua equipe: identifique suas motivações, veja como atuam diante de obstáculos, como se comportam quando se propõe um objetivo, analise seu tempo de reação, sua capacidade de suportar frustrações e outras características.
e. Transformar o dia-a-dia numa constante oportunidade de aprender e ensinar. Use cada situação para analisar como se comportam os membros da equipe, critique, comente, sugira. Você também aprenderá muito observando as pessoas da sua equipe.
3. No desenvolvimento do projeto de