Contexto Geral Africano
ECONOMIA:
.Agricultura
A economia de Madagascar assenta essencialmente na agricultura, na criação de gado e nas pescas. Embora o arroz seja a principal cultura, é o café que representa fatia ao nível da exploração. Destacam-se outras culturas, como a cana-de-açúcar, damandioca e de frutos como banana, a maçã, o ananás ou laranja. Quando à agronomia, saliente-se a dificuldade do governo de Madagáscar em fomentar a criação de gado bovino para consumo alimentar, em virtude do carácter religioso que estes animais assumem perante certas camadas da população. Contudo, é abundante a criação de outros animais como as ovelhas, as cabras, as galinhas e os porcos.
.Indústria
A industria mineira está pouco desenvolvida, sobretudo por causa dos escassos recursos minerais, havendo a destacar, apenas os depósitos detitânio, considerados os maiores do mundo. Em relação a indústria manufatureira, ela incide sobretudo no tratamento do arroz, da madeira e do papel.
.Moeda
A moeda usada desde o século XVII era o "Ariary", que consistia em 720 "variraiventy", um pedaço de prata equivalente ao peso de um grão de arroz. O sistema "ariary" não é decimal e é dividido em 5 "iraimbilaja", o qual significa "um peso de ferro", na língua malgaxe é um quinto do "ariary".
POPULAÇÃO:
. No ano de 2007, Madagáscar tinha uma população estimada em 19 448 000 habitantes. A expectativa de vida é de 62 anos. O número médio de filhos por mulher é de 5,24. 68,9% da população é alfabetizada. Densidade
30 hab./km²
.
IDH (2012)
0,483 (151.º)
BIODIVERSIDADE:
Madagáscar é um dos países com a maior diversidade de fauna e flora em todo o planeta, abrigando milhares de espécies de pássaros, répteis e anfíbios, muitos deles existentes apenas em seu território, como o lêmure, fundamentais para a vida animal nas florestas, pois é ele que distribui as frutas existentes pelas selvas do país, e é de suas sementes que a floresta se regenera.
POLÍTICA: