CONTEXTO EMPRESARIAL
Após leitura dos fragmentos de artigos sugeridos pelo estudo, parte-se para uma análise pormenorizada do seu conteúdo. Ambos os textos sugeridos enfatizam formas de alcançar o sucesso do seu empreendimento, com destaque à satisfação do cliente e investimentos com capital próprio. O processo de gestão de ambas as empresas é baseado em metas de crescimento, qualidade, inovação e tecnologia.
Ademais, ambas visam aperfeiçoar continuamente resultados empresariais e atender às necessidades do mercado. Também é um dos vetores de gestão a contínua valorização do seu patrimônio, especialmente os seus clientes e o corpo de funcionários, o que requer uma equipe profissionalizada e dinâmica, com alto nível de capacitação e dedicação, em constante treinamento e aperfeiçoamento.
Casos como os expostos partem de questões mais abrangentes, como as funções administrativas que ambos trazem embutidos em seu contexto. As funções administrativas, segundo estudos de Fayol, englobam cinco itens, quais sejam: previsão, organização, coordenação, comando e controle. Hoje, porém, utilizam-se as funções: planejar, organizar, dirigir ou executar e controlar, as quais comprovam a contemporaneidade dos pensamentos de Fayol.
Nos dois casos analisados percebe-se que essas funções encontram respaldo, uma vez que seus proprietários buscam a contínua eficiência e eficácia das suas organizações no complexo ambiente empresarial a fim de obterem melhores vantagens competitivas para sua inserção no mercado.
Chiavenato (2004), assim como Maximiano (2005), Porter (1989), McGregor (1999), Montana e Charnov (2000) são estudiosos que analisam essas funções. Em seus estudos enfatizam que o planejamento norteia a organização durante todo o seu ciclo operacional, é baseado nas informações provenientes das ameaças e oportunidades de