contexto empresarial
Relacionando com os cases abordados, a escrituração das movimentações nas duas empresas, forneceu aos administradores a possibilidade de tomarem decisões acertadas. Se não houvesse esta sustentação contábil, acredita-se que seria muito mais difícil obter valores com terceiros e tornar competitivos seus serviços e produtos no mercado.
Nos dias atuais, uma empresa precisa investir em seus produtos, clientes e principalmente em seus funcionários para se manter no mercado de trabalho.
Para Neto e Froes, a empresa precisa investir muito em seus funcionários. Motivando seus colaboradores, para que seus desempenhos sejam cada vez melhores. Os autores exemplificam que as empresas podem executar ações que contribuem para o bem estar de seus funcionários, com programas de participação e resultados, assistência médica e investimentos na qualificação profissional dos seus colaboradores, podendo, inclusive, pagar cursos externos.
Com um ambiente de trabalho melhor e empregados motivados, a produtividade só tem a melhorar; os funcionários não vão nem pensar em deixar a empresa, o que trará benefícios para ambos.
Neto e Froes acrescentam ainda, que a empresa tem que se preocupar também com os aspectos externos da empresa, o que compreende a comunidade em que esta inserida. As ações sociais podem ser doações financeiras ou mesmo trabalhos voluntários oferecidos pelos funcionários da empresa. Também podem ocorrer patrocínios e investimentos em projetos sociais. Esta interação com o aspecto social, voltado as áreas de educação, saúde, assistência social e meio ambiente, visa um melhor retorno social de imagem publicitária para a empresa.
Para o crescimento da empresa e para que mantenha um espaço significativo e crescente no mercado de trabalho, enfatizam os Autores,