DERMATO
Palavras Chaves
Estrias: é um rompimento das fibras elásticas que sustentam a derme, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade) Ou seja, quando a pele se estende (seja por alteração hormonal, gravidez ou obesidade) ela tende a romper as fibras elásticas do local. Para conter este rompimento, o organismo cicatriza aquele local. Assim, dá-se a estria.
Cicatriz: é o resultado de uma lesão na derme geralmente ocorrida após uma lesão ou um corte cirúrgico.
Fibroblastos: Células presentes no tecido conjuntivo. Tem como função a manutenção do tec. Conjuntivo pois produz todos os tipos de fibras proteicas , substância fundamental amorfa(preenche os espaços vazios entre as cels.), colágeno, elastina, glicoproteinas e glicosaminoglicanas( componentes da matriz celular )
Tec Conjuntivo: Possui espaço entre as células Vascularizado
Possui o liquido intersticial.
Tec conjuntivo frouxo: - fibras de colágeno
Tec conjuntivo denso( Tec. Conj Fibroso): + fibras colágeno pouca elasticidade
Quelóides e cicatrizes hipertróficas ocorrem devido hiperproliferação de fibroblastos, fazendo com que haja o acúmulo de matriz extracelular ou seja a excessiva formação de colágeno.
O quelóide é uma lesão elevada, brilhante, pruriginosa ou dolorosa, de localização dérmica e que ultrapassa os limites da ferida original, ou seja, invade a pele normal adjacente. Apresenta crescimento ao longo do tempo e não regride espontaneamente. Comumente evolui com recorrência após excisão.
Cicatrizes hipertróficas consistem em cicatrizes elevadas, tensas e confinadas às margens da lesão original. Com freqüência tendem à regressão espontânea, vários meses após o trauma inicial.
HISTOPATOLOGIA
A localização básica das alterações do quelóide é a derme profunda (reticular). Neste local, as fibras colágenas se arranjam sob a forma de nódulos que aumentam de tamanho e se distribuem de maneira irregular. Nas cicatrizes