Contexto de Judas
Epístola de Judas 1- AUTOR: JUDAS
O autor do livro se identifica como irmão de Tiago (v.1). Tendo em vista que Tiago não é tema deste artigo, não faremos aqui a defesa de sua identidade, contudo partimos do princípio de que seja este o líder da igreja de Jerusalém e irmão de Jesus por parte de mãe, portanto, de igual modo Judas também seria meio irmão de Jesus. Cremos que este seja o Judas listado em Mateus 13.55 e Marcos 6.3.
Concordando com as afirmações acima temos a seguinte declaração:
Michel Green (1993, p.41): Clemente de Alexandria diz nas Adumbações que esta carta foi escrita por Judas, Irmão de Tiago, Irmão do Senhor. Epifânio diz a mesma coisa, mas o chama de apóstolo também, como fazem muitos dos Pais (Orígenes, Atanásio, Jerônimo, Agostinho). Judas, no entanto, não era apóstolo. Apresenta-se como “servo do Senhor Jesus Cristo, e meio Irmão de Tiago. Não pode haver dúvida a quem se refere”.
O mesmo autor citando Kümmel, afirma que se identificando como irmão de Tiago o autor do livro é suficientemente claro, uma vez que havia um só Tiago eminente e bem conhecido, Irmão do Senhor.
Não descartando o fato de que alguns estudiosos o identificam como o apóstolo Judas, chamado Lebeu ou Tadeu, o escritor Merril Frederick Unger concorda com a autoria proposta aqui e afirma ainda que “Inicialmente descrente (Jô 7.3-5), convenceu-se da divindade de Jesus (At 1.14)” (2006, p.671).
A terceira obra a concordar com a autoria proposta é a de J. Sidlow Baxter que afirma ainda que:
(...) seu estilo direto e simples, o testemunho que dá a vida da Igreja, o tipo de doutrina que evidência e, acima de tudo, a improbabilidade de que qualquer falsificador escolhesse um nome tão obscuro quanto o de Judas sob o qual ocultar-se, ou tivesse pensado em escrever uma epístola desse tipo, fez com que conquistasse aceitação geral como sendo genuína (1995,p.338).
Todas as demais obras e autores que serão citados concordam com a autoria aqui defendida.
2 –