Conteudos
Desde o aparecimento do homem sobre a terra até aos nossos dias, a técnica e a arte de trabalhar a madeira tem evoluído desde o processo manual e primitivo, até à vasta e engenhosa indústria moderna. Foi um dos primeiros materiais utilizados pelo homem; para sua defesa (como arma ou fazendo parte dela) para se aquecer, cozinhar, para a iluminação, nos primeiros abrigos, nas primeiras jangadas e barcos... A evolução trás novos materiais, mas a madeira e seus derivados continuam a ser usados em larga escala.
A madeira pode ser definida como sendo o tecido lenhoso das árvores, ela é o principal produto mercantil florestal. Ela é obtida do corte das árvores, é preciso que a extração seja feita em florestas controladas, onde apenas uma pequena fração das árvores é cortada para evitar o desmatamento em larga escala.
A época própria para o abate das árvores é compreendida entre o começo do Outono e o começo do Inverno. Nestas estações, tanto a vegetação como a circulação da seiva são quase nulas. Após o corte, as árvores têm seus galhos removidos e são cortadas novamente em diagonal antes de serem transportadas para tratamento adicional.
A primeira operação e o abate da árvore, que como se disse, é feito na altura própria e quando as árvores já estão com o tamanho e diâmetro de tronco suficientes para fornecer uma boa madeira. Depois do destaque, as árvores são transportadas para a serração. Na serração os troncos de árvores são colocadas ao ar livre, uns sobre as outras, sobre custaneiras (troncos de árvores de fraca qualidade) para uma primeira secagem. Os cortes de madeira são convertidos em pranchas de tamanho diversificado e recebem um tratamento com conservantes para prolongar sua vida útil.
TIPOS DE MADEIRA
Auodiné
Carvalho flôr
Carvalho liso
Castanho
Cedro
Eneixo
Faia
Kambaia
Mahoné
Moabi
Mucibe
Mutene
Nogueira
Pau rosa
Pau santo
Sicomoro
Teca
Tola
Umbila
Undianuno listado