Contenções
Pesquisa
De
TPC
SOBRE: CONTENÇÕES
Nome: Aniely Randis N° 01
Professora: Fernanda Kelly 1° Edificações B
Contenções tipo Berlim definitivo
1.1 - Definição
Painéis em betão armado apoiados lateralmente em perfis metálicos ou microestacas e, em geral, ancorados ou escorados, com função de: - Fundação ( transmissão de cargas verticais) - Suporte ( acomodação de impulsos horizontais)
Este tipo de solução muito utilizada em Portugal é econômico quando o desnível de terras a conter não é superior a cerca de 12 m e quando os terrenos a conter apresentam média a elevada compacidade e / ou coesão. Como principal desvantagem destaca-se a possibilidade de descompressão dos terrenos durante as operações de escavação.
1.2 – Aplicação
Contenções tipo Berlim definitivo: exemplo de escavação de grande altura.
Fonte: construironline.dashofer.pt/?s=modulos&v=capitulo&c=387
Contenção de talude
2.1 – Definição Compreendem-se quaisquer superfícies inclinadas que limitam um maciço de terra, de rocha ou de terra e rocha. Podem ser naturais, casos das encostas, ou artificiais, como os taludes de cortes me aterros.
2.2 – Aplicação
Contenção de talude sob ponte rodoviária
Fonte: soniaa.arq.prof.ufsc.br/arq1206/2003/Temba/TaludesdeRodovias.pdf
Muros de Contenção – Sistema Terrae
3.1 – Definição
O Sistema de Contenção Terrae é composto de muros de contenção em solo reforçado. O muro é composto por blocos pré-fabricados de encaixe a seco, sem utilizar nenhum tipo de argamassa ou concreto na construção. Os blocos se encaixam através de uma saliência sem a necessidade de concreto.
Os blocos são muito resistentes e duráveis, pois são fabricados por meio de prensagem e vibração resultando em um ótimo produto final. O seu formato e peso permite o seu fácil transporte, resultando