conteiners
O tema a ser tratado é contêiner, vou relatar a sua história desde o surgimento a sua utilidade para o transporte, seus tipos e padronizações e como funciona a ovação e a desova de um contêiner.
Histórico:
Na segunda Guerra Mundial um grupo logístico do exército norte-americano observou grande necessidade de ter hospitais de campanha moveis, podendo operar os feridos em batalhas ali mesmo e leva-los para a retaguarda. Após de se reunirem os engenheiros militares definiram medidas externas para fácil movimentação interna da equipe cirúrgica e rápida transferência entre diversos modais, foram fabricados caixas de aço dispondo de acesso para as macas com feridos. A ideia foi bem vinda estava inventado o contêiner. Até a década de 30 ainda não haviam inventado um método para armazenamento e transporte de cargas que fosse eficiente e aonde não houvessem tantos problemas de perca, deterioração e extravio de mercadorias. Foi então que Malcom McLean com pouco mais de vinte anos teve uma ideia que revolucionaria o transporte de cargas e mais tarde até mesmo a forma de construir moradias. Malcom que era dono de uma transportara nos EUA notava o quão trabalhoso era a descarga de algodão no porto de Nova Iorque, então teve a ideia de armazená-los e transportá-los em grandes caixas metálicas que pudessem ser facilmente transportadas por diversos meios de transporte. Com o tempo McLean foi aprimorando a ideia do container e na década de 60 já operava grandes envios de encomendas entre Europa e EUA.
Em 1937, o americano Malcom Mc Lean, com vinte e tantos anos, motorista e dono de uma empresa pequena de caminhões, ao ver o embarque devagar de fardos de algodão no porto, teve a ideia de armazena-los e transporta-los em grandes caixas de aço que pudessem, ser embarcadas diretas em navios. Com muita experiência nos Estados unidos, prejudicadas pela Segunda Guerra Mundial, só em 1966 Mc Lean soube o que era transportar internacionalmente, enviou um navio com