Empreendedorismo
Palavras-chave: empreendedorismo, inovação, comportamento.
Introdução
A busca pela inovação ocorre nas novas empresas e nas já consolidadas, visto que estas últimas também buscam novas oportunidades e novos negócios.
Um conceito singelo pode evolucionar partindo-se do apoio de outros entendimentos, como ocorre com indivíduos de setores distintos, criando deste modo um produto novo, um empreendimento novo ou um serviço novo que seja de fato essencial para o mercado.
Neste contexto, o objetivo deste artigo será estudar os aspectos essenciais do empreendedorismo.
Conceitos sobre empreendedorismo
Filion (2000) atribui a Richard Cantillon, no século seguinte o primeiro uso do termo entrepreneur dentro do contexto empresarial. O autor também afirma que, embora outros economistas tentem teorizar em torno do fenômeno do empreendedorismo, devido à dificuldade de mensuração, não existe ainda nenhuma teoria econômica sobre o empreendedor que tenha consenso. (FILION, 2000).
O próprio autor (FILION, 2000) escolheu o modo de pensar do empreendedor como um dos tópicos de concentração de sua pesquisa e desenvolveu modelos muito úteis para o estudo dos principais temas relacionados ao empreendedorismo.
Características do perfil empreendedor
Filion (2000) comenta que a tentativa de se definir um perfil para o empreendedor, ou seja, identificar suas características comportamentais tem sido o foco de inúmeras pesquisas, mas que este é um objetivo difícil e complexo, pois existem muitas diferenças de amostras e estas impactam diretamente nos resultados.
Até os anos 1990, enquanto houve um predomínio de pesquisadores behavioristas na área do empreendedorismo, diversas pesquisas foram elaboradas com o objetivo de conhecer o empreendedor: descobrir suas reações, necessidades, valores e perspectivas:
Até os anos 90, houve uma proliferação das pesquisas