CONTE DO Tema 11 Bact Rias Fatores Ambientais E Crescimento
Os fatores necessários para o crescimento microbiano podem ser divididos em duas categorias principais: físicos e químicos. Os fatores físicos incluem temperatura, pH, oxigênio e pressão osmótica. Os fatores químicos incluem fontes de carbono, nitrogênio, enxofre, fosforo, elementos traços e fatores orgânicos de crescimento.
Oxigênio
O oxigênio é um elemento necessário à vida, mas em algumas circunstancias, esse elemento pode se tornar um gás venenoso. Assim, os micro-organismos estão divididos em dois grandes grupos: aeróbios (que utilizam oxigênio) e anaeróbicos (que não utilizam oxigênio). Esses dois grupos possuem subdivisões. São elas:
aeróbicos obrigatórios: são s micro-organismos que utilizam o oxigênio molecular e produzem mais energia a partir dos nutrientes que os micro-organismos que não utilizam o oxigênio. Eles necessitam do oxigênio para sobreviver e desenvolver suas atividades metabólicas.
Anaeróbicos facultativos: podem utilizar o oxigênio quando ele esta presente, mas são capazes de continuar a crescer utilizando a fermentação ou a respiração anaeróbica quando o oxigênio não esta disponível. Contudo, a sua eficácia em produzir energia é reduzida na ausência do oxigênio. anaeróbicos obrigatórios: são bactérias incapazes de utilizar o oxigênio molecular para as reações produtoras de energia.
anaeróbicos aerotolerantes: não podem utilizar o oxigênio para crescimento, mas o toleram relativamente bem se estiverem em uma concentração de ate 5% de oxigênio.
Microaerófilas: Elas são aeróbicas, requerendo oxigênio. Contudo, crescem somente em concentrações de oxigênio inferiores a do ar.
pH
A maioria das bactérias cresce melhor em uma faixa estreita de pH perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5. Poucas bactérias crescem em um pH acido abaixo de 4. No entanto, algumas bactérias, chamadas de acidófilas, são resistentes à acidez.
Disponibilidade de água (pressão osmótica)
Os micro-organismos obtém a maioria dos