Conte Do Da Prova Sociologia
Todas as diferenças existentes entre as pessoas de todo o mundo, modo de se portar, modo de falar, de se expressar, suas crenças e costumes e a forma das sociedades se organizarem, chama-se Diversidade Cultural. Porém, há diversas pessoas, povos e culturas que possuem uma visão do mundo onde seu próprio grupo ou sociedade é que é a correta, negando todas as outras, somente seus modelos e valores é que são os corretos.
Xenofobia (preconceito por nacionalidade, classe social e cor). Podemos inserir nesse contexto alguns exemplos atuais, o bullying, a homofobia, o preconceito racial etc., a isso damos o nome de Etnocentrismo (dificuldade de ver e tolerar as diferenças).
Vemos que no Relativismo Cultural, há grande parte de verdade, pois este defende que o "bem" e o "mal" são relativos a cada cultura, os princípios morais descrevem os sentimentos em determinada sociedade e deve se basear nas normas descritas por ela.
Diversidade cultural e etnocentrismo
O etnocentrismo denota a maneira pela qual um grupo, identificado por sua particularidade cultural, constrói uma imagem do universo que favorece a si mesmo. Compõe-se de uma valorização positiva do próprio grupo, e um referência aos grupos exteriores marcada pela aplicação de normas do seu próprio grupo,
ignorando, portanto, a possibilidade de o outro ser diferente. Sendo baseado numa preferência que não encontra uma validade racional, o etnocentrismo é encontrado, em diferentes graus, em todas as culturas humanas. Mas não é só o fato de preferir a própria cultura que constitui o que se convencionou chamar de etnocentrismo, e sim o preconceito acrítico em favor do próprio grupo e uma visão distorcida e preconceituosa em relação aos demais. O etnocentrismo é um fenômeno sutil, que se manifesta através de omissões, seleção de acontecimentos importantes, enunciado de um sistema de valores particular, etc.
Em sua expansão, a partir do século XV, as sociedades européias se