Contatos Sociais Primários
O contato social está na origem da nossa vida, no convívio em sociedade, tanto na vida dos humanos quanto na dos animais. É o primeiro processo necessário para que haja qualquer tipo de interação na sociedade. Por meio desse processo, as pessoas estabelecem as relações sociais, formando vínculos de identidade e formas de comportamentos que são as bases da constituição dos grupos sociais e de toda a sociedade.
O homem se humaniza por meio dos contatos sociais, estes se dão de formas variadas e impactam sobre a formação da personalidade do indivíduo. Podemos definir contatos sociais como as formas que os indivíduos estabelecem as relações sociais e as associações humanas. Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um "bom-dia" ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função deles, irão surgir às relações sociais e os graus de intensidade dessas relações.
Contatos Primários
O grupo primário pequeno e intimo, é um grupo restrito, em que cada membro pode estabelecer contatos diretos comos outros membros, através de relações fortes e solidárias, o que justifica a sua importância na vida dos indivíduos. O exemplo mais típico deste grupo é a família.
Cooley e a sociologia americana, no início do século XX, apresentam-nos o conceito de grupo primário como entidade de pequena dimensão, caracterizada por fortes relações de "face a face" entre os seus membros e um forte sentimento do"nós".
As principais características do grupo primário são:
(i) laços de associação íntimos e face a face;
(ii) caráter não especializado da associação;
(iii) identidade de fins;
(iv) permanência relativa e contactos duradouros;
(v) número pequeno de pessoas envolvidas (de 2 a 15-20 pessoas);
(vi) relativa intimidade ou proximidade física entre os participantes.
Estão relacionados aos contatos de base emocional e pessoal. E se caracterizam por serem pessoais diretos e com uma forte influência emotiva. Estes são os primeiros tipos de