Contatores elétricos
Adriano H. Costa RA2528O Diego Rodrigues RA25292 Marcio Lima RA253O7 Bruno Miliatti RA25287 Luciano Junqueira RA253O4 Matheus Magior RA24247 Thiago Misael RA25318
Para que serve um contator?
Os contatores podem ser divididos em dois grandes grupos:
Contatores para motor
Contatores auxiliares
Contatores para motor
Os contatores para motores tem as seguintes características:
Dois tipos de contatos com capacidade de carga diferentes chamados principais e auxiliares; Maior robustez de construção; Possibilidade de receber relés de proteção; Câmara de extinção de arco voltaico ; Variação de potência da bobina do eletroímã de acordo com o tipo de contator; Tamanho físico de acordo com a potência a ser comandada; Possibilidade de ter a bobina do eletroímã com secundário.
Contatores auxiliares
Os contatores auxiliares têm as seguintes características:
Tamanho físico variável conforme números de contatos; Potência do eletroímã praticamente constante; Corrente nominal de carga máxima de 10ª para todos os contatos; Ausência da necessidade de relé de proteção e de câmara de extinção.
Os principais elementos construtivos de um contator são:
Contato principal; Contato auxiliar; Carcaça; Acessórios.
Contatos Principais
Os contatos principais têm a função de estabelecer e interromper correntes de motores e chavear cargas resistivas ou capacitivas. O contato é realizado por meio de placas de prata cuja vida útil termina quando essas placas estão reduzidas a 1/3 de seu valor inicial.
Contatos auxiliares
Os contatos auxiliares são dimensionados para comutação de circuitos auxiliares para comando, sinalização e intertravamento elétrico; Eles podem ser do tipo NA (normalmente aberto) ou NF (normalmente fechado) de acordo com a sua função.
Carcaça
A carcaça dos contatores é constituída de 2 partes simétricas (tipo macho e fêmea), unidas por meio de grampos. Retirando-se os grampos Retirandode fechamento do contator