Contas Patrimôniais
Contas Patrimoniais
As contas patrimoniais dividem-se em: ativo e passivo.
As contas do ativo pressupõem algo positivo, dinâmico, que produz que gera riqueza.
O Ativo é o conjunto de bens e direitos controlados pela empresa. São itens positivos do patrimônio; trazem benefícios, e proporcionam ganhos para a empresa. Representam toda e qualquer coisa passível de avaliação monetária. Quanto ao ponto de vista contábil os bens, podem ser classificados em:
Bens de Troca: São aqueles que têm por finalidade serem trocados por outros bens, direitos e até obrigações. Ex: Disponíveis (dinheiro) em caixa; e mercadorias.
Bens de Uso ou Imobilizados: São aqueles utilizados pela empresa de maneira permanente, ou seja, durante o processo de utilização não desaparecem e podem ser utilizados por longos períodos pela empresa. Ex: balcões, mesas, veículos, imóveis, computadores, etc.
Bens de Consumo: São aqueles que durante o processo em que são utilizados pela empresa, desaparecem, ou seja, são consumidos e não podem ser utilizados novamente. Ex: Embalagens, combustível, papel para impressoras, canetas e outros.
Sob os aspectos da composição de sua estrutura física, os bens podem ser classificados em: Bens Tangíveis e Bens Intangíveis.
Bens Tangíveis: Se tem forma física, é palpável, denomina-se de bens tangíveis. São estes veículos, imóveis, estoque de mercadorias, dinheiro, móveis, utensílios de escritório e outros.
Bens Intangíveis: São aqueles que não possuem matéria, ou seja, abstratos, incorpóreos. Representam determinados gastos que a empresa realizou e que por sua característica devem fazer parte do patrimônio. Ex: Normalmente são as marcas, patentes de invenção, assinatura de contratos, franquias e outros.
Os Direitos representam todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros. Entende-se por direito ou direito a receber, o poder de exigir alguma coisa. São valores a receber, títulos a receber, contas a receber etc.
No Balanço