Contas patrimoniais
CONTA
É o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (Bens, Direitos e Obrigações) e aos elementos de Resultado (Despesas e Receitas)
É por meio das CONTAS que a Contabilidade consegue desempenhar seu papel de registros e controles dos acontecimentos que irão alterar o Patrimônio. A partir de agora chamaremos os elementos dos grupos patrimoniais de CONTAS.
CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS
As Contas estão classificadas em dois grupos (Teoria patrimonialista)
• Contas Patrimoniais
• Contas de Resultado
As contas PATRIMONIAIS representam os Bens, direitos, Obrigações e Patrimônio Líquido. Dividem-se em ativas e passivas, representam o Patrimônio da empresa num dado momento, mediante o Balanço Patrimonial.
As contas de RESULTADO dividem-se em Contas de DESPESAS e contas de RECEITAS, aparecem durante o exercício social, encerrando-se ao final de cada exercício. Não fazem parte do Balanço patrimonial, mas é por meio delas que sabemos se a empresa teve lucros ou prejuízos.
As DESPESAS decorrem do consumo de bens e serviços Ex. Premio de seguros, água e luz, materiais de expediente, limpeza, salários, Descontos concedidos, Alugueis passivos, Contribuição previdenciária. As RECEITAS decorrem da venda de bens e da prestação de serviços, Ex. Aluguéis ativos, descontos obtidos, juros ativos, receitas de serviços, venda de mercadorias. Como dissemos anteriormente, há contas que aparecem na despesa e na receita, para identificar a diferença devemos prestar atenção aos adjetivos: passivo ou ativo.
As contas de Receitas e despesas vão acumulando mês a Mês.
NOÇÕES DE DÉBITO E CRÉDITO Na representação gráfica em T o lado esquerdo é o DÉBITO.
Vamos usar o mesmo lado para representar as contas de resultado – DESPESAS, lado ESQUERDO, do DÉBITO.
Na representação gráfica em T o lado direito é o CRÉDITO.
Vamos usar o mesmo lado para representar as contas de resultado – RECEITAS, lado DIREITO, do CRÉDITO.
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA