Contas De Resultado1
São aquelas em que registramos as despesas e as receitas. Quando representam despesas são denominadas de devedora e terão sempre o saldo devedor, e quando representam as receitas são denominadas de credoras e terão sempre o saldo credor. Todos os fatos modificativos serão registrados nas contas de resultado.
Despesas
As despesas são gastos imputados na empresa, não ativados, aplicações em recursos que contribuem para a manutenção da atividade operacional com o objetivo de gerar receita. Podem ser consumos de ativos no funcionamento da empresa. Como aplicações de recursos, as despesas têm saldo devedor, revelam variações negativas no Patrimônio Líquido.
Elas podem ser classificadas em Operacionais (Deduções das Vendas, Custos das mercadorias, produtos ou serviços vendidos, Comerciais, Administrativas, Financeiras e Outras) e Não Operacionais (Outras Despesas).
As operacionais estão diretamente vinculadas a atividade fim da empresa, enquanto que as outras despesas, consideradas não operacionais, revelam ganhos gerados por bens e direitos não relacionados com a atividade principal da empresa.
As deduções das vendas são todos os gastos que independem da vontade administrativa, mas acontecem no ato da comercialização dos bens de revenda ou serviços, como: tributos sobre vendas; devoluções de vendas, abatimentos ou descontos incondicionais concedidos.
Os custos são gastos imputados nos bens de revenda ou serviços, indicam o valor do custo de uma venda efetuada, ou seja, quanto custou para a empresa o bem ou o serviço que foi vendido.
As despesas operacionais comerciais são aquelas ligadas ao setor de vendas, marketing, publicidade, propaganda, eventos, viagens, comissões pagas, seguros, frete pago para o cliente e outras.
As administrativas revelam os gastos imputados no processo administrativo empresarial, como: luz, telefone, folha de pagamento, IPTU, IPVA, aluguel, condomínio, seguro, transporte, combustível e outros.
As