Contaminação do solo
Tanques foram colocados na "calada da noite"
Redação Site de Linhares
Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. * Facebook * Twitter * Orkut
17/07/2012 – 21h09 - Atualizado em 17/07/2012 – 21h09
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) embargou e autuou um posto de combustível em R$ 134 mil nesta terça-feira (17). De acordo com a SEMAN, o posto, que pertence ao Grupo Gentil, não possui Licença Ambiental e violou embargo caracterizado no último dia (16) com a retomada das obras nesta terça feira (17).
Além da autuação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recolheu todos os materiais de trabalho dos funcionários que atuavam no local. O secretário Lucas Scaramussa acompanhou pessoalmente a autuação e, de acordo com a SEMAM, a aplicação da multa e a apreensão é uma medida extrema que, neste caso foi necessária pelo fato do empreendedor ter descumprido o embargo por duas vezes, instalando tanques de combustível no período noturno e no final de semana, mais precisamente domingo, na tentativa de ludibriar a fiscalização.
O Site de Linhares esteve na obra, localizada na Avenida São Mateus, no bairro Shell, esquina com a Avenida Samuel Batista Cruz, e conversou com o mestre de obra, Humberto Carlos Medeiros, de 40 anos. “Levaram os materiais e o patrão já foi avisado. Nossa intenção era terminar tudo agora, no fim de semana. Vale lembrar que o posto vai gerar empregos e oferecer a gasolina mais barata da cidade,” propagou.
A SEMAM afirma que a atividade de instalação de posto de combustível é considerada por regulamentação do Conselho Estadual de Meio Ambiente como de alto potencial poluidor, o que impõe ao empreendedor a obrigação de respeitar com rigor as medidas de controle no processo de instalação, evitando riscos que podem ocasionar explosão, contaminação do solo, e outros danos ao meio ambiente.
Cada um dos dois tanques implantados tem capacidade para trinta mil litros