Contamina O Biol Gica
Contaminação biológica é o processo de introdução e adaptação de espécies que não fazem parte naturalmente de um dado ecossistema, mas que se naturalizam e passam a provocar mudanças em seu funcionamento. Também é denominada de poluição biológica. A introdução pode ser realizada intencional ou acidentalmente, por vias humanas ou não.
Ao contrário de muitos problemas ambientais que se amenizam com o tempo, como por exemplo, a poluição química, a contaminação biológica tende a se multiplicar e espalhar, causando problemas de longo prazo que se agravam com o passar do tempo e não permitem que os ecossistemas afetados se recuperem naturalmente. Como exemplo, podemos citar as doenças infecciosas que dizimaram as populações das Américas durante a colonização ou, nos tempos atuais, problemas sanitários como a doença da vaca-louca e a gripe aviária.
A contaminação biológica pode ter como consequências danos aos ecossistemas nativos, em especial na redução da biodiversidade e na alteração de processos ecológicos.
A introdução de uma espécie exótica em uma determinada região pode levá-la a ser considerada invasora, ocupando o espaço de espécies nativas e alterando o ecossistema, devido a fatores como sua grande capacidade reprodutiva, ausência de predadores naturais, adaptabilidade climática ou dieta e recursos variados.
O conceito de contaminação biológica é abrangente, incluindo tanto os grandes impactos ambientais e os prejuízos na produção agropecuária, como também a contaminação microbiológica.
Tipos de contaminação Biológica
1. Contaminação biológica por animais em ambientes fechados
Muitas são as fontes de microorganismos e de pequenos animais como insetos e aracnídeos que convivem conosco em nossa casa. Trazemos ao entrar em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que freqüentamos uma série de esporos de fungos e bactérias, e estes organismos podem acabar se instalando em muitos lugares do ambiente. Nossos sapatos e roupas,