Contagem de hemacias
ALANNA LOBÊ; CARINE MARTINS; KAROLINA VIANA;
LAYSE LESSA E LISLEI BATISTA .
CONTAGEM DE HEMÁCIAS
Trabalho apresentado para fins de avaliação parcial da disciplina de Hematologia clínica, do bacharelado de Biomedicina da Faculdade do Sul da Bahia. Professor Weslei Correa.
TEIXEIRA DE FREITAS
25/04/2014
OBJETIVO
Quantificar as hemácias através da câmara de Neubauer.
INTRODUÇÃO
O eritrograma é composto pela contagem total de eritrócitos, dosagem de hemoglobina, hematócrito, índices hematimétricos (VCM e CHCM) e avaliação da morfologia eritrocitária. A contagem de eritrócitos é realizada na câmara de Neubauer.
Os métodos para contagem global das células sanguíneas consistem geralmente em diluir o sangue, em proporção conhecida, com um líquido diluidor chamado Hayem, permitindo a conservação das células em estudo.
A sua análise quantitativa permite a observação dos quadros de anemias e das policitemias, que em conjunto com os índices a ela relacionados, trazem ao médico várias orientações importantes para as complementações propedêuticas.
MATERIAIS
Luva
Agulha
Tubo de coleta
Micropipetas automáticas de volume variável
Sangue
Caixa de descarte de material perfuro - cortante
Solução diluidora de hemácias
Peras
Microscópio
Tubos de ensaio
EDTA
Cronômetro
Garrote
Plasma
Algodão
Álcool 70%
Pipetas
Câmara de Neubauer
PROCEDIMENTOS
Foi realizada coleta para obtenção do material. Em um tubo de ensaio foi colocado 4 ml de solução de soro fisiológico, foi pipetado 20 microlitros de sangue e transferido para o tubo contendo o soro fisiológico, lavando com este a pipeta. Esperou se por 5 minutos, homogeneizou a solução. Com o auxilio da micropipeta, encheu os retículos da câmara de Neubauer, foi levada a câmara ao microscópio para efetuar a contagem com o aumento de 40X, usando o retículo central da câmara. No quadro um foram encontradas116 hemácias, no dois