contador pic
Você, em algum momento de sua vida, já se deparou com termo “praticidade”. E, suponhamos, sabe que esse gera muitas especulações sempre que empregado – quaisquer que seja o conceito qual fora utilizado. Praticidade, relativo a “prático” que, segundo uma das tantas definições do Aurélio, significa “[algo]cômodo, de aplicação ou de uso fácil: instrumento prático” é a palavra ideal pra resumir nosso projeto, pois, dentro da definição do termo, encontra-se uma superficial, porém exata descrição desse Trabalho de Conclusão de Curso, aqui apresentado.
Utilizando todo o conteúdo e aprendizado adquirido ao longo do curso, encontramo-nos capazes de apresentar uma solução prática a um dos tantos problemas das indústrias atualmente: a precisão do controle de peças e materiais em Produção. E, com essa visão, desenvolvemos a Esteira Contadora.
Objetivos
Conforme previamente adiantado, objetivamos facilitar e elevar o padrão de qualidade em linhas de produção, nos mais variados setores industriais, oferecendo, de maneira prática uma solução em contagem e segregação de peças, no geral.
Ainda – apelaremos ao inevitável clichê – visamos impor todo o conhecimento adquirido durante o curso. Quanto a isso, cabe aqui uma observação; independente da avaliação alheia, nos orgulhamos em afirmar que obtivemos imensurável sucesso nesse quesito.
Descrição do Projeto
A Esteira Contadora, conforme sugere o nome, é, basicamente, um equipamento de contagem automatizada de itens, ação essa realizada por sensores ópticos localizados na esteira que, ao serem transpostos – ou, detectarem uma peça -, incrementam um bit ao port programado do microcontrolador responsável pelo controle de contagem, gerando assim uma sequência automática dessa ação.
Ainda, é possível alterar a velocidade da contagem, alterando a tensão de alimentação do Motor DC – e, consequentemente, seu RPM - que movimenta a