Contador eletrônico 0-999
OLIVEIRA, Magnos e TREVISAN, Anderson
Universidade Ulbra Canoas - Eng. Elétrica
magnosoliveira@hotmail.com, anderson.trevisan@aes.com
Resumo
Este documento apresenta o circuito que tem a função de fazer uma contagem progressiva iniciando-se em 0 e indo no máximo até 999.
INTRODUÇÃO
Este relatório apresenta o circuito que foi desenvolvido a partir de estudos em aula sobre os contadores 7490 e conversores BCD-7SEG 7448 da família TTL 74xx. Os circuitos contadores são formados por configurações biestáveis denominadas flip-flops e são disponíveis na forma de circuitos integrados de diversas famílias lógicas. A família TTL, que é uma das mais comuns e fáceis de usar, tem circuitos contadores que podem ser interligados de modo a contar até o número que desejarmos. Assim, trabalhando com circuitos integrados como os da família TTL (Transistor-Transistor Logic) podemos escolher as funções que desejamos e montar aparelhos digitais de diversos graus de complexidade. Como todo circuito integrado TTL, o 7490 e 7448 trabalham com 5 V de alimentação e tem uma velocidade máxima de operação da ordem de 18 MHz. Isso significa que ele pode contar até 18 milhões de impulsos por segundo. Usando dois destes circuitos integrados e mais um botão para produzir pulsos lentos para a contagem, projetamos um simples contador cujo leitor será um display de sete seguimentos.
1. DESENVOLVIMENTO
O circuito que tem a função de fazer uma contagem progressiva iniciando-se em 0 e indo no máximo até 999. A mesma é feita através de um botão, que a cada toque incrementa em uma unidade a contagem, sendo exibida através de 3 displays de sete segmentos. Existe também outro botão para reset da contagem, que zera os displays quando pressionado. (Este circuito pode ser visto no anexo A). Foram utilizados para a montagem do circuito, uma ProtoBoard, três contadores de década 74LS90N, três conversores