contabilometria
A Contabilometria é uma forma de se aplicar métodos quantitativos em cálculos e demonstrações contábeis realizados dentro de uma empresa, valorizando por sua vez o produto/serviço e dando mais credibilidade em suas demonstrações financeiras para seus acionistas e seus proprietários. A Contabilometria pode ser vista como uma forma de se prever os resultados amparados em demonstrações financeiras, através de cálculos matemáticos e estatísticos. Segundo IUDÍCIBUS (apud MATSUMOTO et AL 2006): em 1982 a Contabilometria já era tratada por Sergio de Iudícibus como uma nova área do conhecimento para a contabilidade.
A tomada de decisão da administração de uma empresa advém das informações reportadas pela contabilidade por meio de demonstrativos contábeis e da análise de balanço. Isso tem extrema importância por afetar o direcionamento da organização. Os profissionais contabilistas têm a responsabilidade de assinarem o balanço dando respaldo e solidez quando da utilização da Contabilometria nos registros contábeis. A Contabilometria faz uso de amostragens, regressões, análise discriminante, séries temporais, análise da decisão, programação linear e não linear e da programação multiobjetiva (goal programming) discutidas no livro Pesquisa Operacional para decisão em Contabilidade e Administração.
Nos negócios da empresa um exemplo a ser dado é de como as vendas do produto/serviço irão se comportar dentro de um período não só a curto prazo como também a longo prazo. São elas as determinantes nos resultados obtidos pela empresa.
Compreende-se então: a Contabilidade somada à Estatística, Matemática e Informática resulta na Contabilometria.
Segundo MARION e SILVA (1986): “A análise de fenômenos contábeis reais baseadas no desenvolvimento da teoria e da observação, relacionados através de métodos apropriados de inferência.” Matemática
A Matemática tem como principal atributo auxiliar em cálculos; deles são tiradas as conclusões para uma