Contabilidade
Uma conta é um recurso contábil que é utilizado para reunir sob um item todos os eventos e valores patrimoniais como bens, direitos e obrigações de uma mesma natureza.
As contas podem ser classificadas de acordo com vários critérios, um exemplo são dois grupos (teoria patrimonialista): Contas patrimoniais e Contas de resultado.
Teoria patrimonialista
As contas patrimoniais são classificadas em dois grupos:
Contas patrimoniais
São representadas por bens, direitos e obrigações.
Ativo
No ativo encontra todas as contas que representa os bens e os direitos, devidamente classificados em três grupos:
Ativo circulante
Neste grupo encontra todas as contas que representam os bens e os direitos que, devido a sua finalidade, e em sua maioria, estão em constante circulação. Correspondem aos recursos aplicados em elementos que estão em constante movimento, como, por exemplo, a conta caixa, que a todo instante está sendo movimentada.
Ativo realizável á longo prazo
Neste grupo encontram classificadas todas as contas que representam direitos cujos vencimentos ocorram após o término do exercício social subsequente. Exemplo, os títulos a receber (duplicatas, promissórias etc.). Ou seja, o inicio do fato acima de 360 dias do fato gerador, exemplo vende-se a prazo o seu estoque e o início de recebimento será realizado 15 meses após o fato da venda, isto caracteriza realizável a longo prazo.
Ativo permanente
Neste grupo encontram classificadas todas as contas que representam os bens e direitos que, pela sua finalidade, representam recursos aplicados na empresa de maneira permanente. Por exemplo, os móveis de uso da empresa, os veículos de uso da empresa e etc.
Contas de resultado: são representadas pela situação líquida inicial e suas alterações.
Plano de contas
No plano de contas são apresentadas as contas, título e descrição de cada uma. O plano de contas é um elo de comunicação entre a empresa com os diversos usuários da informação contábil, como