Contabilidade
É uma ciência social porque trata de um patrimônio que envolve um conjunto de pessoas, dentro de uma sociedade, com implicações internas e externas dado que variações nesse patrimônio afeta de alguma forma o meio em que está inserido.
Além disso, tem seu desenvolvimento histórico relacionado com as mudanças na sociedade, nos meios de produção e distribuição da riqueza, mudanças estas que foram acompanhadas pela evolução das formas de conhecer os fenômenos a ela relacionados. Portanto sua evolução se dá ao mesmo tempo em que a sociedade evolui.
O envolvimento com números nada mais é do que uma ferramenta, um instrumento. A avaliação de um patrimõnio não é apenas uma mera soma. Ela envolve comportamento de bom senso e julgamento por causa das implicações de uma informação errada passada pelo profissional.
É uma ciência que cuida da área de finanças de empresas e instituições por meio de registros, informando sobre a gestão do patrimônio e dando subsídios para tomada de decisão acerca das diretrizes e dos rumos desejados.
Além de atuarem em empresas e outras instituições, os contadores, atuam inclusive em cooperativas agropecuárias e imobiliárias, po exemplo, estão presentes no mercado de capitais, como analistas financeiros. Existem, ainda, as especializações com grandes áreas em ascenção, como Auditorias, Contabilidade Internacional e Ambiental. Outra área em destaque é a de Responsabilidade Social. Atuam, também, em controladorias, no controle gerencial das entidades e realizando perícia contábil. A área pública, ao mesmo tempo, é um grande espaço para o profissional.
Contabilidade é, hoje, uma das áreas em que o desemprego é quase zero e não há preconceitos com relação à idade, por exemplo, no mercado de