Contabilidade
O que é Administração de Empresas Vivemos em um mundo de organizações. Tudo o que a sociedade requer e do qual necessita é inventado, criado, desenvolvido, produzido e comercializado por organizações. As organizações são extremamente heterogêneas e bem diferenciadas: organizações governamentais ( como ministérios, secretarias, repartições publicas), organizações não governamentais (ONGs como o terceiro setor, que envolve atividades culturais, sociais, filantrópicas, empresas em geral( industrias, bancos, comercio, entretenimento, informação,energia , segurança.
Em todas as grandes invenções do século XX, a que mais marcou e provocou influencias no mundo todo foi, sem duvida alguma a administração. Foi a administração a maior responsável pela enorme disparada do desenvolvimento econômico e tecnológico que o mundo experimentou no século passado e promete continuar no futuro.
Conceito de Administração
A administração tem sua origem no latim (ad, direção para, tendências e minister, comparativo de inferioridade, o sufixo ter, subordinado ou obediência, isto é aquele que realiza uma função abaixo do comandante de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço.
Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administrá-las adequadamente. Daí, surgiu a administração. A teoria Geral da Administração (TGA).
São três as abordagens relacionadas com estrutura organizacionais:
- Teoria Clássica de Fayol
- Teoria da Burocracia de Weber
- Teoria Estruturalista.
- Teoria Clássica
A Primeira abordagem a enfatizar a estrutura organizacional nasceu com Heri Fayol ( 1814-1925) engenheiro Frances que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa , substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal.
Característica da Teoria Clássica da Administração
- Adoção de princípios gerais de administração como receituário para o