Contabilidade
Olá! Com base na leitura dos capítulos 1 e 4 do livro texto da disciplina, entendemos que Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta resumidamente, o patrimônio da empresa em um dado momento, ou seja, a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data.
Apresente os grupos e subgrupos do Balanço Patrimonial, escolha um dos grupos e explique o que compõe e quais são as duas regras básicas que orientam a estruturação de suas contas.
1. Ativo
É a contábilidade usada por bancos, governo, fornecedores, sindicatos, sócios, acionistas, que usem como base a posição financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano apresentado por seu Contador responsavel.
Sendo que as contas devem ser dispostas em ordem decrescente de liquidez, ou seja, de acordo com a facilidade de conversão em dinheiro, assim, os itens patrimoniais de maior liquidez (caixa, bancos, contas a receber, mercadorias) são classificados em primeiro plano.
a) Ativo Circulante
O Ativo Circulante engloba contas que constantemente estão em giro, em movimento (daí a expressão circulante). Constitui o capital de giro da empresa, onde estão dispostas as contas Caixa, Bancos e outros itens que serão transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos a curto prazo, ou seja, dentro de um ano (contas a receber, bens de consumo, investimentos temporários, mercadorias para revenda, etc.).
b) Ativo Não Circulante:
Neste subgrupo são registrados os direitos realizáveis após o encerramento do Exercício Seguinte (mais de 360 dias após o encerramento do Balanço Patrimonial): Duplicatas a Receber, Adiantamentos ou Empréstimos a Fornecedores ou a Sociedade Coligada ou Controlada, Adiantamentos ou Empréstimos a Diretores. • Também são registradas as despesas apropriáveis após o encerramento do Exercício Seguinte referentes a encargos financeiros exigíveis após o exercício seguinte ao do encerramento do Balanço.
As duas regras