Contabilidade
Um dos atributos da contabilidade é permitir o controle da movimentação do patrimônio. O patrimônio de uma empresa é movimentado em função dos acontecimentos diários, tais como compras, vendas, pagamentos, recebimentos. Registrando esses acontecimentos, a contabilidade terá condições de fornecer informações sobre a situação do patrimônio, sempre que solicitada. Diante de tal fato, nosso objetivo é compreender a composição dos componentes patrimoniais. Entendendo que o patrimônio e o conjunto de bens, direitos e obrigações de um empresa, vejamos o que significa cada um destes componentes:
2.1 BENS
São coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica.
Do ponto de vista contábil, bem é tudo que um empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.
Exemplo: • prateleiras • livros para venda (mercadorias) • papel para embalagem
Desses três, as prateleiras são bens de uso da empresa; os livros são de troca e o papel para embalagem é um bem de consumo.
Podemos ainda dividir os bens de uma empresa em:
1. .2 MATERIAIS: são os bens tangíveis (corpóreos). Dividem-se em móveis e imóveis:
2.1.3 Móveis: são aqueles que podem ser removidos de seu lugar natural por força própria ou alheia. Exemplo: mesa, máquina: veículos.
2.1.4 Imóveis: são aqueles que não podem ser removidos do seu lugar natural. Exemplos: terrenos, casas, sítios.
2.1.5 IMATERIAIS: são os bens intangíveis (incorpóreos), ou seja determinar gastos que a empresa faz que, por sua natureza, devem ser considerados bens. Os mais comuns são: Comércio, Marcas e Patentes.
2 . DIREITOS São todos os valores que uma empresa tem a receber. Geralmente, os direitos aparecem registrados