Contabilidade
Ativo:
No ativo encontra-se dois componentes de bens e direitos que se encontram a disposição dos sócios, administradores de uma empresa, no ativo encontra se a disposição do gestor os recursos para investir na empresa. No ativo temos na utilização dos bens e direitos uma forma de obter solidez a empresa e dessa forma gerar lucros e novos investimentos para a empresa.
Passivo:
Passivo é o conjunto de obrigações, ou seja, capital de terceiros no passivo encontra-se os gastos da entidade e tem que serem controlados com muita responsabilidade, pois um mau cuidado com o passivo pode resultar no fechamento da empresa.
Tais obrigações como dentro do passivo como passivo circulante que deverão ser pagas no decorrer do exercício títulos a pagar, passivas exigível são obrigações financeiras para com terceiros e tem o saldo de credores com o passivo não circulante são obrigações da entidade que tem o vencimento após o exercício seguinte.
Patrimônio Líquido:
É a riqueza da empresa, onde o capital social é o aporte dos sócios na entidade, na empresa Valor que os proprietários têm aplicado, contas do patrimônio líquido têm saldos credores, divide-se em capital social, reservas de capital, reservas de lucros e lucros e prejuízos acumulados.
Capital social é o capital que os acionistas oferecem à sociedade para garantir que empregados e fornecedores recebam no fim do mês.
Reservas de capital podem ser utilizadas para absorver prejuízos, quando estes ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros.
Reservas de lucros e prejuízos acumulados, A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o total do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido aumentando ou diminuindo.
Patrimônio Líquido é o valor que os