Fototerapia
O que é?
A fototerapia é um tratamento hospitalar aplicado a crianças com valores elevados de bilirrubina no sangue, o que lhes confere a cor amarelada (ictérica) da pele.
Consiste em colocar a criança debaixo de uma fonte de luz intensa, que será absorvida pela pele provocando alterações químicas nas moléculas de bilirrubina presentes debaixo da pele. Estas moléculas são transformadas em derivados hidrossolúveis, facilitando desta forma a eliminação mais rápida do organismo.
A eficácia deste tratamento depende da intensidade da luz emitida pelos aparelhos, do espectro de emissão ser próximo do de absorção da bilirrubina, da idade do recém-nascido, da idade gestacional, do peso de nascimento, da causa da icterícia e do valor da bilirrubina no início do tratamento.
Este tratamento pode levar à degeneração da retina devido à exposição prolongada da luz, pelo que é imprescindível uma correta proteção dos olhos. Surge ao segundo ou terceiro dia de vida, devido a haver excesso de um pigmento amarelo do sangue – bilirrubina, para a capacidade do fígado em metabolizá-la. Esta coloração inicia na face e vai progredindo gradualmente pelo tronco, braços e pernas.
Tipos de icterícia?
Fisiológica: Ocorre em mais de 50% dos recém-nascidos, devido ao seu metabolismo lento da bilirrubina. Geralmente surge entre o 2º e o 4º dias de vida e desaparece entre a 1ª e a 2ª semana de idade e considerada a mais normal.
Aleitamento materno: Em 1% a 2% de bebes alimentados ao peito, pode ocorrer icterícia causada por substâncias que reduzem a excreção intestinal da bilirrubina. Começa geralmente por volta dos 4 a 7 dias de vida e pode durar de 3 a 10 semanas.
Se houver incompatibilidade entre o grupo sanguíneo do bebe e da mãe (Rh ou ABO), a icterícia pode manifestar-se no 1º dia de vida sendo esta mais severa. É prevenida através de uma injeção de imunoglobulina anti-Rh na mãe dentro das primeiras 72 horas após o parto. Isto impede a formação de anticorpos que