Contabilidade
O livro aborda o tema principal “liderança é servir”.
Para James C. Hunter liderança é a habilidade de influenciar as pessoas para que elas trabalhem juntas por um objetivo comum, e que um líder deve servir.
Acredito sim que um líder deve exercer influência sobre seu grupo, através de exemplos, atitudes, creio que atitudes exercem mais influencia do que palavras. Diferente do autor, eu acredito que um líder tem que ter poder sim sobre as pessoas, se não, de nada adiantaria sua habilidade de influenciar sem o poder para delegar funções, sem o poder para tomar decisões necessárias, para tomar medidas para o bem da organização, acho essa opinião do autor um tanto quanto equivocada e obsoleta.
Concordo com o autor quando ele diz que “um líder de servir”, e quando ele cita Jesus como o maior líder de todos os tempos, realmente sua principal característica era servir, mas ele servia daquela forma por seu amor incondicional aos homens, e mesmo assim ele conseguiu fazer com que todos o seguissem, pelo contrario, teve quem o odiasse. Sinceramente essa comparação do autor é completamente impossível, tanto pelo fato de que Jesus era perfeito, e porque a liderança que Jesus exercia é completamente diferente da liderança de uma organização.
Quanto ao modelo de liderança proposto pelo autor “amor e liderança”, para mim parecem utópicos, são muitas qualidades para uma pessoa só, é como pedir para que ela seja perfeita, não cometa erros, o que é impossível. A meu ver o autor sugere que um bom líder seja completamente subordinado ao grupo e à organização, onde ele diz “Pôr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros”, o autor se esquece que um líder, também, antes de ser líder também é humano, também tem vontades e necessidades próprias, se ele as deixar de lado, quem irá satisfazê-las?
Conclusão
O tema proposto pelo autor é muito interessante, porém, para mim seu conceito de liderança é válido,mas está