CONTABILIDADE
Olá, aluno (a).
Acredito que a primeira pergunta que você deve estar fazendo não seja: “Para que estudar contabilidade?”. Considero que, por ter escolhido um curso de Administração ou Ciências Contábeis, você já saiba que esta é uma disciplina muito importante para a sua vida acadêmica e profissional. Você demonstra vocação para esse tema. Imagino que a sua dúvida inicial então deva ser: “Como começar a estudar contabilidade?”. E, talvez, se vale a pena estudar contabilidade, principalmente se você ainda não tiver consolidado a sua vontade de ser um administrador ou contador.
Como iremos estudar a seguir, há muitos interessados na contabilidade, dada a sua importância.
Porém, nem todos veem importância na contabilidade. Imagino inclusive que muitos de seus amigos e/ou colegas tenham criticado a sua escolha de ser um administrador e/ou um contador. E é fácil de entender por que isso está acontecendo. No Brasil, a contabilidade estava sendo preparada, na maioria dos casos, apenas para fins tributários. Os contadores eram vistos como uma espécie de braço do governo, mais uma obrigação em meio a um mar de burocracia.
Essa situação era um pouco melhor no exterior, onde a profissão contava com certo glamour. Nos
Estados Unidos, por exemplo, a profissão contábil era fortemente associada ao mercado de capitais.
Mas com o avanço das telecomunicações e da tecnologia da informação, muitos perguntavam se a contabilidade ainda teria relevância no mundo atual. Para complicar as coisas, surgiram grandes escândalos contábeis, e os usuários da contabilidade fizeram muitas críticas sobre os seus procedimentos.
Uma mesma empresa poderia dar lucro em um país e prejuízo em outro, mudando-se apenas as regras contábeis.9 Nos últimos anos, os contadores entenderam que normas fortes e com validade em todo o planeta deveriam ser implantadas. Surgiu então um esforço de harmonização contábil internacional exigindo que, mais do que “preparadores de números”,