Contabilidade
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS.
São elaboradas a partir de informações extraídas dos livros, registros e documentos da empresa. A principal finalidade da Contabilidade e fornecer informações de ordem econômica e financeira sobre o patrimônio da empresa Informações que facilitarão nas tomadas de decisões. A Lei 6404/76 no artigo 176, diz que no final de cada exercício social, elaborara com base na escrituração, as seguintes demonstrações.
•
•
•
•
•
Balanço Patrimonial. ( Art. 178, Lei 6404/76 .)
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. (Art. 186, Lei 6404/76. )
Demonstração do Resultado do Exercício. ( Art. 187, Lei 6404/76. )
Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos. ( Art. 188, Lei 6404/76. )
Notas Explicativas. ( Art. 176, parag. 4º , da Lei 6404/76. )
Balanço Patrimonial
O Balanço e uma expressão são de origem latina Bis Lanx, que quer dizer dos dois lados, onde podemos verificar o lado esquerdo as aplicações dos esforços e recursos e, do lado direito as origens destes recursos, buscando o equilíbrio do balanço. Encontremos informações contidas no Balanço de forma estática, ou seja numa determinada data.
Apesar das limitações como instrumento de informações, assume o importante papel de comunicar aos administradores a avaliação da evolução da atividade através da análise dos dados.
A seguir a íntegra do artigo 178 da Lei 6404/76.
Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
§ 1o No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
a) ativo circulante;
b) ativo realizável a longo prazo;
c) ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido.
§ 2o No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
a) passivo circulante;
b)