Contabilidade
DespesaDespesas representa consumo de bens ou serviços no processo de obtenção de receita. Lembrando que os bens ou serviços consumidos na produção de outros bens que ainda não saíram da empresa são incorporados ao custo do produto, não sendo caracterizado como despesas O grau de relacionamento da despesa com a receita reconhecida em um período pode ser tanto estreito (ocorre no consumo de material à prestação de serviço que gerou receita.), quanto afastado (no caso hipotético de consumo de material com finalidade intelectual aos principais executivos de uma empresa). Em ambas as situações os gastos são considerados despesas, pois ocorrem para a obtenção de receita, direta ou indiretamente.
CustoCusto Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.O Custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço. Exemplos: a matéria-prima foi um gasto na sua aquisição que imediatamente se tornou investimento, e assim ficou durante o tempo de sua estocagem, sem que aparecesse nenhum custo associado a ela; no momento da sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo da matéria-prima com parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que fica ativado até sua venda.
A energia elétrica utilizada na fabricação de um item qualquer é gasto (na hora do seu consumo) que passa imediatamente para Custo, sem transitar pela fase de investimento. A máquina provocou um gasto na sua entrada, tornado investimento e parceladamente transformado