Contabilidade
OBJETIVO DO CONTEÚDO:
O objetivo deste Conteúdo é que traga a você a compreensão da estrutura do Balanço Patrimonial (a mais importante demonstração Contábil) e os Grupos e sub-grupos que compõem o mesmo.
Algumas definições básicas
Relatório Contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade. Ele objetiva relatar aos usuários das informações Contábeis os principais fatos registrados por aquele setor em determinado período. Também conhecidos como Informes Contábeis, distinguem-se em obrigatórios e não obrigatórios. Os relatórios obrigatórios são aqueles exigidos por lei, sendo conhecidos como demonstrações Financeiras. São exigidas na totalidade para sociedades anônimas e, parte deles, estendida a outros tipos societários, através do Imposto de Renda. Os Relatórios Contábeis não obrigatórios, evidentemente, são aqueles não exigidos por lei o que não significa que sejam menos importantes. Há relatórios não obrigatórios imprescindíveis para administração. Dois tipos distintos de sociedade destacam-se no Brasil: as sociedades limitadas e Anônimas (ou por ações). Há exigências especificas para companhias Anônimas no que tange as demonstrações Contábeis. Assim estas companhias deverão apresentar, ao fim do exercício social (ano), as seguintes demonstrações:
Balanço Patrimonial (BP)
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Demonstração dos lucros e prejuízos acumulados (DLPA)
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)
Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
As empresas Limitadas de médio e pequeno Porte e outros tipos societários deverão apresentar ao imposto de Renda três demonstrações financeiras:
Balanço Patrimonial (BP)
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Demonstração dos lucros e prejuízos acumulados (DLPA)
Em relação aos tipos de sociedades nos próximos bimestre iremos aprofundar no assunto. Uma vez que neste Bimestre nosso Objeto de estudo será apenas o Balanço