cinco etapas de Linda Starke
I. Corporação amoral.
II. Corporação legalista.
III. Corporação receptiva.
IV. Corporação ética que aflora.
V. Corporação ética. As etapas mencionadas anteriormente são descritas de forma aleatória a seguir.
A. Apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduta que mais se parecem a produtos de departamentos legais. Busca adotar algumas posturas éticas apenas para evitar problemas legais.
B. Reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação.
C. Persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção. As companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais.
D. Interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não por ser o certo; possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética.
E. Equilibra lucros e éticas tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras, inclui problemas éticos na educação e dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados. Assinale a alternativa que relaciona as etapas para a evolução moral de uma empresa com suas respectivas descrições. A
I-C, II-D, III-A, IV-E, V-B. B
I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E. C
I-C, II-A, III-D, IV-B, V-E. D
I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.
é a letra